Hopp til hovedinnhold


A história da Igreja Católica na Noruega é tão antiga quanto o próprio reino, ou seja, tem a sua origem no ano 900 D.C., com monarcas cristãos desde 930. O país foi finalmente convertido após a morte do rei Sto. Olavo (+1030). A cristianização foi uma ampla obra dos missionários anglo-saxões, sendo a Igreja norueguesa considerada a única filha da Inglaterra. O cardeal inglês Nicolas Breakspear estabeleceu a província da Igreja em 1153; o arcebispo residia em Nidaros (Trondheim). Os anos prósperos daquela época foram seguidos pelo declínio da Igreja e da própria nação, apesar do catolicismo norueguês ter permanecido ativo.

O povo não estava preparado para a reforma Luterana imposta pela monarquia dinamarquesa em 1537. Apesar das severas punições impostas à prática católica, a fé sobreviveu em algumas regiões do pais até próximo do ano 1700. Por volta de 1790, Cristiania (Oslo) tinha uma congregação católica que se manteve ilegal por vários anos, apesar de tolerada. Após a reforma, foi estabelecida a primeira paróquia na capital, no ano de 1843; poucos anos depois foram criadas comunidades católicas em Alta (Finnmark), Tromsø e Bergen.

A maioria dos católicos noruegueses tem influência estrangeira; isto explica, em parte, o antigo preconceito de que o catolicismo é algo alienígeno. As irmãs religiosas que trabalham em hospitais e escolas lutaram muito para superar o anticatolicismo; autores católicos, por exemplo, Sigrid Undset e Hallvard Rieber-Mohn O.P., também contribuíram para isto. Protestantes e católicos uniram-se em firme oposição ao regime Quisling durante a ocupação alemã (1940-1945).

O crescimento da Igreja tem sido lento; o número de católicos registrados em 31.12.2003 foi de 46.314, sendo que 70% dos quais nasceram em outros países. A Noruega está dividida em três áreas (diocese de Oslo e prelaturas de Trondheim e Tromsø); num total de 32 paróquias.

Dê uma olhada na nossa lista Todas as Dioceses Católicas no Mundo, país a país, com links para as respectivas home pages. Veja ainda a nossa lista de Cardeais (constantemente atualizada), membros oficiais da Cúria Romana (também atualizada com freqüência), e um pouco da estatística da Igreja Católica em termos mundiais.